clicking on ".burger" toggles class "open" on ".burger"

ARTE COM SENTIDO

Revelarte

O projecto “Revelarte”, apoiado pela Junta de Freguesia de Marvila e dinamizado por 2 elementos do Teatro Contra-Senso (um encenador e um técnico de intervenção social) teve início em Julho de 2014 e consiste em ministrar formação teatral a jovens da freguesia de Marvila, no sentido de fomentar a descoberta de competências e promover o envolvimento da comunidade local, utilizando o teatro como uma resposta privilegiada da educação não formal.
Refira-se, ainda, que o projecto Revelarte pretende dotar os jovens de voz activa na abordagem de várias temáticas que os afectam directamente, seja enquanto espectadores ou actores, sendo que o bullying foi o primeiro tema a ser abordado. Seguiram-se a temática da violência no namoro e dos abusos sexuais.
Foram envolvidos 10 jovens da Freguesia de Marvila dos 12 aos 20 anos, que beneficiaram de formação teatral e apresentaram um espectáculo para a comunidade no final do projecto.
O projecto decorreu em duas fases, sendo que a primeira fase teve como objectivo primordial fomentar a integração de jovens no projecto, seguindo-se a segunda fase, que consistiu na construção de uma peça de teatro para apresentação à comunidade, pelos jovens selecionados.
Assim, de forma a fomentar a participação dos jovens no projecto, o arranque do mesmo concretizou-se através da apresentação de uma peça de teatro por 7 jovens actores do grupo de teatro 9Arte no auditório da Escola Secundária D. Dinis, que teve lugar nos dias 30 de Outubro e 20 de Novembro de 2014 perante 300 espectadores, sendo que após a apresentação da peça, convidou-se o público a participar num debate moderado pelo teatro Contra-Senso com o objectivo de promover a angariação de 10 jovens para integrarem o projecto.
Após a selecção do grupo de jovens, foi iniciado o processo de partilha pessoal sobre as vivências individuais de cada um acerca da temática abordada, sendo que, com base nessas mesmas vivências e com o apoio do encenador, o grupo levou a cena uma peça de teatro intitulada “Caixa Negra”, em Maio de 2015, após o qual foi eleito pelo público o tema da violência no namoro, como o próximo abordar.
Neste momento, está a ser preparado o terceiro espectáculo, que será apresentado nos dias 3 e 4 de Março de 2017.